quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pinscher


Pinscher é uma raça de cão de porte pequeno, esbelta, com pelagem curta e negra com manchas marrons no peito, na face e sobre os olhos, ou inteiramente castanho, e temperamento geralmente agressivo.

Morfologicamente, são cães semelhantes ao Dobermann, porém raramente ultrapassando os 40 centímetros de comprimento. A cabeça do pinscher também é menos alongada, e as orelhas são proporcionalmente maiores (alguns criadores optam por cortar parte das orelhas e a cauda desses cães ainda bébés).

Em boas condições de criação, são bastante longevos, não raro ultrapassando os 15 anos de vida. Os Pinschers, por serem pequenos, são uma opção comum para moradores de apartamento. São inteligentes e leais, embora tenham o instinto de cão de guarda e ladram para quase toda movimentação, cheiro ou barulho estranhos.

É uma raça impaciente, especialmente com crianças (cujo toque muitas vezes transformar-se em agarramento ou empurrão, pelo fato do cão ser tão pequeno como um brinquedo), e acidentes podem acontecer no contato entre ambos. Esses cães também são possessivos em relação a objetos que adoptam como brinquedos, também tornando-se agressivos mesmo com os donos quando sua posse se vê ameaçada. Os Pinschers precisam ser controlados para evitar guerras com outros cães, pois, não obstante o tamanho reduzido e a pouca força física, poderão atacar animais muito maiores.

0 comentários:

Enviar um comentário